sábado, 7 de janeiro de 2017

Conteúdo: Comparação direta

Objetivo:   Fazer os alunos perceberem quando é possível fazer uma comparação direta (aproximar o que se quer comparar ) e quando precisamos de um terceiro elemento para ser o intermediário na comparação.

Hoje, vamos jogar. O que você acha da ideia?

Atividade 1 - "Quem levanta, ganha! "
Para esse jogo, vocês vão trabalhar em grupos e cada grupo vai ganhar:
• um barbante
• um círculo (anexo 2)
• uma caixa
• um objeto

Quando os grupos estiverem formados e com o material a mão, devem prestar atenção para as orientações que a professora vai dar.
■ Cada grupo deve levantar o barbante bem esticado para que os outros grupos possam ver seu comprimento.
■ O grupo que tiver o barbante mais comprido deve se levantar. Os demais permanecem sentados. O grupo que se levantou ganha um ponto.
■ Agora é a vez do círculo. Todos os grupos levantam o círculo.
■ O grupo que tiver o menor círculo deve se levantar e ganha um ponto. Os demais permanecem sentados.
■ Dessa vez, vamos brincar com a caixa. Todos levantam as caixas.
■ O grupo que tiver a caixa maior deve se levantar e ganha um ponto. Os outros grupos permanecem sentados.
■ Levantem, agora, o objeto que cada grupo tem.
■ O grupo que tem o objeto mais pesado deve se levantar e ganha um ponto.
Os demais permanecem sentados.

Agora, todos deverão colocar seus materiais (barbante, círculo, caixa e objeto) na sacola que a professora trouxe. Vamos misturar tudo e começar novamente?

Atividade 2 - Dê um palpite.
Vocês ainda vão continuar em grupos para essa atividade. Prestem atenção no que a professora vai mostrar e o que ela vai perguntar.

Vejam os objetos:
a) um lápis e uma caneta
Qual dos dois vocês acham que é mais comprido? _______________

b) duas bolas
Qual das duas vocês acham que é mais pesada? ________________

c) duas tiras de papel
Qual das duas vocês acham que é mais larga? __________________

d) dois bastões
Qual dos dois vocês acham que é mais grosso? _________________

e) uma jarra e uma garrafa
Em qual das duas vocês acham que cabe mais líquido? ___________

Como fazer para ter certeza da resposta?



Agora, cada grupo vai dizer o que respondeu e ouvir o que os outros responderam.

Atividade 3
Ainda em grupos vamos resolver essa questão.
a) Observe no "mapa" o caminho que Luís faz para ir até a casa de sua avó e o caminho que ele faz para ir até a casa de sua prima.

Hoje ele precisa decidir quem visitar, se sua avó ou sua prima, mas está cansado, e quer escolher o caminho mais curto.
Mas aí é que está o problema: ele nunca tinha comparado os caminhos! E agora, como resolver só olhando o mapa? Será possível? Vamos tentar ajudar?

Converse com seu grupo e veja se encontra uma solução para saber qual é o caminho mais curto. Anote aqui o que vocês acham que é preciso fazer para compará-los.
_________________________________________________________
_________________________________________________________

b) Agora, queremos comparar outras coisas.
Diga como é possível fazer a comparação em cada caso:
1) a largura da porta do armário e da porta da sala;
_______________________________________________________
_______________________________________________________

2) a altura da porta e o comprimento da mesa da professora;
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3) o comprimento da lousa e da janela.

_______________________________________________________
_______________________________________________________

Uma pequena conversa para encerrarmos a aula de hoje...
Você percebeu que, às vezes, não podemos aproximar os objetos que queremos comparar. Por isso, foi preciso usar um terceiro objeto para compararmos a medida dos outros dois.





PROGRAMA GESTÃO DA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR I
MATEMÁTICA
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
NÚMERO NATURAL:
CONCEITO E REPRESENTAÇÃO
2007
Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário