terça-feira, 2 de agosto de 2016

Conteúdo: Identificação e comparação de características de elementos.

(A proposta desta aula é levar o aluno a perceber quando a comparação de características é possível e quando não é. Quando possível,quais características podem ser comparadas,observando)

Hoje, nós vamos começar a falar sobre comparação.
Você sabe o que é comparar?
Sabe quando podemos fazer comparações?
Para respondermos a essas perguntas, nesta aula e nas próximas nós vamos fazer algumas atividades.
Pronto para começar?

Você está recebendo o folheto de ofertas do Mercado Margarida

Atividade 1

(Converse com os alunos sobre os produtos que estão anunciados, dando explicações sobre os menos conhecidos. Em seguida, dê alguns minutos para que façam o registro da atividade.

Observando os produtos desse folheto, anote coisas que são vendidas em:

a) embalagens de papel ______________________________________________

b) latas ___________________________________________________________

c) sacos plásticos ___________________________________________________

d) vidros __________________________________________________________

e) embalagens plásticas ______________________________________________

Atividade 2

(O objetivo dessa atividade é levar o aluno a buscar na memória embalagens com as mesmas características das embalagens observadas no folheto de ofertas. Estimule a discussão em grupos e socialize as respostas.)

Você se lembra de outros produtos que podemos comprar em
a) embalagens de papel ?
_________________________________________________________________________________

b) latas ?
_________________________________________________________________________________

c) sacos plásticos ?
________________________________________________________________________________

d) vidros ?
________________________________________________________________________________

e) embalagens plásticas ?
________________________________________________________________________________

Atividade 3
(Além de escolherem as embalagens parecidas, incentive os alunos a explicarem o que essas embalagens têm de semelhante.)

Escolha, no folheto, produtos que têm embalagens parecidas.
Anote aqui os produtos que você escolheu.
_________________________________________________________

_________________________________________________________

Explique para seus colegas em que essas embalagens são parecidas.
_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Podemos perceber, com essas atividades, que para comparar as embalagens, tivemos que observar suas características, aquelas coisas que são próprias do objeto que estamos olhando. Também podemos comparar pessoas, observando as suas características.

Atividade 4


(Essa atividade é um jogo de observações de semelhanças e diferenças. Antes de explicar como é o jogo, escolha, além dos dois alunos, outros dois para que sejam os “juízes” das observações feitas.
Os demais deverão trabalhar em duplas ou trios.
Quando uma dupla ou trio apontar uma semelhança e uma diferença entre os alunos que estão na frente, os “juízes” deverão dizer se concordam ou não (nesse caso, professor, seja o mediador da discussão, para não haver parcialidade nas decisões dos “juízes”).

A professora vai escolher dois alunos, que deverão se colocar à frente da classe para serem observados e outros dois alunos que serão os "juízes".
Os demais vão trabalhar em duplas ou trios. Observem com atenção as semelhanças e diferenças entre os seus dois colegas que estão ali na frente.
Cada dupla ou trio, na ordem em que a professora indicar, vai falar uma semelhança e uma diferença entre eles.
Não vale falar características que já foram citadas por outro grupo. Sai da brincadeira o grupo que não conseguir falar uma semelhança ou uma diferença entre os dois colegas.

Atividade 5


Para encerrarmos esta aula, é necessário sintetizar as discussões em relação às características que podemos comparar entre dois ou mais objetos.
O objetivo é levar o aluno a perceber que em (a), a diferença está no comprimento; em (b), está no “tamanho”, na superfície do tapete; em (c), na quantidade de água que cabe em cada uma; em (d), no peso das duas embalagens.
Após essas conclusões, pergunte, por exemplo: “Dos produtos anunciados no folheto que vocês receberam, mostrem algum que seja parecido com uma das embalagens de café do item (d)” etc.


Olhe o desafio que a professora da outra classe inventou! Ela quer que cada um de seus alunos escreva como é possível diferenciar:

a) dois pedaços de barbante

b) dois tapetes com a mesma estampa

c) duas caixas de água

d) duas embalagens de café

Ajude os alunos da outra classe e escreva aqui como você faria essa atividade.

a) _______________________________________________________

b) _______________________________________________________

c) _______________________________________________________

d) _______________________________________________________



Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR I
MATEMÁTICA
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 3
MEDIDAS E GRANDEZAS
Brasília 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário