terça-feira, 12 de julho de 2016

Atividade: Rimas

Professor, a atividade 1 tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer os sons semelhantes – rimas.

Duração aproximada: 1 hora

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Separar, para cada aluno: uma folha de atividade, lápis e borracha. Dividir a turma em grupos de quatro e providenciar, para cada grupo, uma caixa de lápis de cor e fichas com as rimas em destaque.

Motivando os alunos...
Faça para cada aluno uma brincadeira com o seu nome, usando uma rima. Exemplo: Gabriela adora cozinhar na panela, Beatriz é uma menina muito feliz, João adora comer feijão. Escreva em um cartaz todos estes versos com o nome dos alunos, sempre destacando o nome e a palavra que rima com ele. Pergunte se eles perceberam alguma coisa diferente.

Iniciando...
Se os alunos perceberem que o som das duas palavras (do nome e da palavra que rima com ele) é semelhante, elogie-os e fale que eles vão ler um texto com palavras que também combinam no som final.
Leia No rodízio e converse sobre o texto com os alunos:
- Vocês sabem o que é rodízio?
- Quem já foi ou já ouviu falar de rodízio em churrascaria?
Peça para que os alunos discutam, em seus grupos, o que é rodízio.
Dê uma folha em branco e peça que cada grupo anote suas definições, com palavras ou desenhos. Depois cada grupo apresenta para a turma a definição feita. Se algum grupo acertar a definição, comente com a turma.
Se os alunos não souberem nada sobre o assunto, explique e dê exemplos de como funciona um rodízio.

Desenvolvendo...
Pergunte aos alunos quais as palavras do texto que combinam no som final. Conforme eles forem falando, mostre as fichas com os pares de rimas em anexo. No final, pergunte se perceberam alguma semelhança entre os pares. Eles devem perceber que as palavras terminam com as mesmas letras.

Terminando...
Faça a atividade de completar o texto com rimas junto com os alunos. Pergunte e depois escreva a resposta no quadro.
Resposta: lua/nua/rua/sua;
bala/sala/fala/mala;
pão/mão/são/cão

Adaptando...
Entregue para os alunos uma folha com uma palavra e peça que eles escrevam várias outras palavras que rimem com a que você forneceu. Faça uma competição entre grupos de alunos.
Exemplo: Mala (palavra escrita na folha). Eles podem formar: bala, cala, fala, sala, ....)
Depois de trabalhar a estrutura do poema, eles podem fazer outro utilizando as rimas encontradas.



Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC. 
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte. 
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER 
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1 A DESCOBERTA DA LEITURA E DA ESCRITA BRASÍLIA 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário