terça-feira, 12 de julho de 2016

Atividade – Ordenar as figuras e contar a história (Elementos da narrativa: ação, personagens, seqüência temporal e ambiente )

Professor, essa atividade tem como objetivo desenvolver a expressão oral, usando os elementos da narrativa: ação, personagens, seqüência temporal e ambiente.

Duração aproximada: 1 hora

Sugerimos as seguintes etapas:

Preparando...
Separe, para cada aluno: uma folha de atividade, lápis de cor, cola , tesoura e papel em branco.

Motivando os alunos...
Leia um livro de imagens para os alunos. Deixe que também participem, ajudando a contar a história.
Sugestões:
A Árvore que Virou Palito, de Rosângela Quinaud, Editora Dimensão.
Minha Casa, de Duayer, Editora Callis.
Viajante, de Duayer, Editora Callis.
O Gato Viriato, de Roger Mello, Ediouro.
Viriato E O Leão, de Roger Mello, Ediouro.

Iniciando...
Entregue para cada aluno a folha de atividade. Peça que eles cortem e colem, em uma folha em branco, na ordem correta.

Desenvolvendo...
O aluno pode acrescentar alguma coisa no desenho para completar a história, se ele desejar.

Terminando...
Peça que cada aluno conte a história para a turma. Explique para todos que eles deverão descrever o lugar e dar nomes às personagens.

Avaliando...
Observe se os alunos colocaram os desenhos na ordem correta e se contaram a história descrevendo o ambiente e dando nome às personagens.

Adaptando...
Dê para cada aluno uma folha com três quadros e coloque uma figura no quadro do meio. Peça para os alunos desenharem o que aconteceu antes e depois, em seguida contar a história.
O professor pode produzir diversos conjuntos de histórias sem texto, em quadros seriados, colados em cartolina, para trabalhar com a turma em conjunto, pedindo que os alunos:
1) Descrevam cada quadro;
2) Contem a história;
3) Reordenem para depois contar.


Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação - MEC.
Qualquer parte desta obra pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
PROGRAMA DE APOIO A LEITURA E ESCRITA PRALER
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1
A DESCOBERTA
DA LEITURA E DA ESCRITA
BRASÍLIA
2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário